Skip to Main
255 781 995
(custo de chamada para rede fixa)
960 308 537
(custo de chamada para rede móvel)

secretaria@conservatoriomusicaparedes.pt 

Marco Maia

trompa

 

Nasceu em Paredes no ano 1980. Iniciou os seus estudos musicais a nível particular com o Professor António Rodrigues.

Frequentou o Conservatório de Música do Porto na classe de Trompa do Prof. Gil Lopes.

Em 2004 foi admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) onde concluiu o Bacharelato e Licenciatura na Classe de Trompa do Prof. Bohdan Šebestik e Abel Pereira.

No ano de 2012 concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Campus Universitário de Viseu, Instituto Piaget.

Participou em vários cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no estrangeiro trabalhando com Hermann Baumann, David Johnson, Tomas Gallart, Bernardo Silva, Leonardo Feroleto, Francis Orval, Bruno Schneider, Helder Vales, Abel Pereira, Freydis Ree Wekre, Javier Bonet, Ab Koster, Will Sanders, Zdeněk Divoký, Jiří Havlík, Jindřich Petráš, entre outros.

Como artista convidado colaborou com várias orquestras nomeadamente, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica das Beiras, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira e Orquestra Clássica do Minho.

Foi Músico da Banda Militar do Porto desde o ano 2000 a 2008 onde se apresentou a solo executando o Concerto nº 1 – Richard Strauss.

Frequentou cursos de direção trabalhando com Marcel Van Free, António Saiote, José Rafael Pascual Vilaplana, Francisco Ferreira e José Pedro Figueiredo.

Ministrou cursos de aperfeiçoamento em Portugal. Em Março de 2018 foi professor de Trompa do II Seminário Internacional e Pesquisa em Instrumentos De Metais, no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia – Brasil, participando no concerto de encerramento deste mesmo seminário com o Quinteto de Metais HomeBrass Quintet.

Lecionou no Conservatório de Música de Felgueiras, Academia de Música de Vila Verde, Academia de Música do Alto Minho e na Academia de Música de Arouca. Foi Trompista do quinteto de metais - HomeBrass Quintet desde o ano 2013 a 2018.

Atualmente leciona na Academia de Música de Vilar do Paraíso, Conservatório de Música de Paredes, Escola de Música da Póvoa de Varzim e Academia de Música de Vale de Cambra. É membro do grupo Dogma Brass Band.