Skip to Main
255 781 995
(custo de chamada para rede fixa)
960 308 537
(custo de chamada para rede móvel)

secretaria@conservatoriomusicaparedes.pt 

Nélson Carvalho

direção pedagógica | tuba

 

Nasceu em 1985, em Rio Tinto. Iniciou os seus estudos musicais aos dez anos na Escola de Música da Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto, ingressando em 1997, no Conservatório de Música do Porto, na Classe de Trompete do Professor Manuel Luís Azevedo e mais tarde na Classe de Trompete do Professor Rui Brito. Em 2001 ingressa na Classe de Tuba do Professor Avelino Ramos do mesmo Conservatório.

Em 2002, ingressa na Escola Profissional de Música de Espinho (E.P.M.E.) na Classe de Tuba do Professor Ilídio Massacote.

Em 2006, ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (E.S.M.A.E.) na Classe de Tuba do Professor Sérgio Carolino.

Desde então, participou em vários Master Classes de tuba, onde se destacam os seguintes tubistas: Øystein Baadsvik, Anne-Jelle Visser, Eduardo Nogueroles, Sérgio Carolino, Adélio Carneiro, Oren Marschall, Roland Szentpali, Harri Lisdle e Deanna Swoboda.

Entre os Maestros com quem já trabalhou destacam-se: Cesário Costa, Jan Droblewsky, António Baptista, António Lourenço, António Saiote, Kamen Goleminov e Luís Carvalho e Rui Massena e Paulo Martins e Jan Cober.

Até a data colaborou com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, Banda Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, Orquestra das Beiras, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Norte, Orquestra de Sopros da E.P.M.E., Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Orquestra Clássica de Espinho (O.C.E.), Orquestra de Sopros do DeCA da Universidade de Aveiro, juntamente com grupos de metais, quinteto de metais em que participou enquanto estudava na Escola Profissional de Música de Espinho.

Já fez alguns concertos em diferentes Países, como por exemplo no Brasil, Espanha e Inglaterra, onde fez uma digressão com a O.C.E. por várias cidades brasileiras como: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e um festival: “Brass Experience” em Londres, realizado no Trinity College of Music.

Atualmente é Professor da disciplina de tuba e Presidente da Direção Pedagógica do  Conservatório de Música de Paredes.

Foi Professor de tuba e música de câmara do Centro Cultural de Amarante – Conservatório de Música e Dança, Professor de Tuba no Fórum Cultural de Gulpilhares, Professor da Orquestra de Sopros e Orquestra de Sopros Juvenil no Conservatório de Música do Porto, Professor de Tuba e Classe de Conjunto da Escola de Música de Perosinho e Professor de Tuba da Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Foi Professor da Classe de tuba no 2º e 3º Estágio de Verão da Banda Musical de Amarante, onde no último se apresentou a solo, também foi professor no 7º e 8º Curso Intensivo, Técnico-Instrumental e Estágio de Orquestra de Sopros - Guia / Pombal e Professor de tuba no 1º Curso de Orquestra de Sopros de Vila Nova de Anha.

Licenciou-se no ano letivo de 2008/2009 na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (E.S.M.A.E.) no instrumento Tuba na Classe do Professor Sérgio Carolino.

Finalizou o Mestrado em Ensino da Música No Instituto Piaget de Viseu no ano letivo 2015/2016.

Finalizou o Curso de Profissionalização em Serviço da Universidade Aberta, a profissionalização em Classe de Conjunto – M32 no ano letivo 2018/2019.